Qual o segredo dos empreendedores de sucesso?

Essa com toda certeza é uma pergunta que vale dois milhões de dólares, afinal todo empresário, iniciante ou não, quer saber qual o segredo para se chegar ao topo e conseguir muito sucesso com o seu negócio.

Não sei exatamente qual a receita ideal para o sucesso, mas tenho uma pequena noção do que pode ser feito para chegar lá. Acredite, boa parte dos negócios que vem à falência logo no primeiro ano, tiveram problemas por não saber melhorar seus processos.

Começar um negócio não é tão difícil quanto mantê-lo. A manutenção exige muito mais do empreendedor e do seu time de funcionários, e sem uma boa organização e planejamento nenhuma função consegue ser desempenhada com maestria, o que pode dificultar a comunicação dos departamentos e o foco nos resultados, sejam eles bons ou ruins.

 

Você deve estar tentando entender o que pode ter de tão importante na gestão de processos e documental. Essa é uma dúvida de muitos e vou explicar a seguir.

O que é gestão de processos e documental?

gestão de processos e documental faz parte de um minucioso processo de organização, controle e planejamento entre os setores da empresa e a melhora nos resultados, através do sistema de análise das dores da organização, de seus clientes e colaboradores.

Gestão de processos

União entre tecnologia da informação e gestão de negócios, em busca de ótimos resultados por meio da melhoria dos processos de negócios. Uma estratégia para melhorar o que está satisfatório e atualizar o que não está dando certo em sua empresa. Esse procedimento geralmente afeta a todo o sistema e setores da empresa, para que haja um fluxo de comunicação e resultados muito mais interessante aos objetivos da organização.

Business Process Management ou BPM como muita gente conhece, é uma abordagem de gerenciamento que se adapta com a finalidade de sistematizar e facilitar processos de organização individuais complexos, no âmbito interno e externo da empresa.

Este processo auxilia e facilita a visão do negócio como um todo, como um raio X, mostra todo o empreendimento e as estruturas que o sustentam, mapeando possíveis problemas que afetam a gestão como um todo.

Gestão documental

A gestão de documentos também organiza e planeja, mas neste caso é bem mais específico, pois ela trata dos documentos e dados da empresa, que muitas vezes ficam entulhados em enormes arquivos, ocupando espaço e se tornando uma bela dor de cabeça para todos.

Sistematizar e conectar o sistema de arquivos da empresa com todo o restante dela ajuda a controlar, manusear e cortar custos desnecessários. Com apenas um clique você tem acesso a todos os dados da empresa, sejam eles de circulação corrente ou intermediária, sendo possível também manter um controle hierárquico de todo o sistema.

Benefícios da gestão de processos e documentos

Otimização do tempo

Tempo e dinheiro são duas coisas muito preciosas e para um empreendedor ainda mais. A gestão de processos e documental torna esse tempo mais rentável, sem que você precise se preocupar com procedimentos demorados e que no fim das contas, não agrega valor ou gera resultados da maneira que você esperava.

Melhoria contínua

Os dois processos exigem um aperfeiçoamento constante, tanto do próprio sistema, como de seus funcionários. Este aperfeiçoamento ajuda a atualizar e melhorar pontos de prejuízo e que não estejam em acordo com as estratégias da empresa.

Rapidez e qualidade

Para muitas empresas parecem processos difíceis de lidar, pois precisam estar juntos, mas podem se tornar rotina em sua empresa. Com toda a sistematização, planejamento e a visão de mercado, que a gestão de processos e documental agrega, a qualidade será uma consequência de um trabalho programado, de maneira contínua

Se você quiser saber como a 2Safe pode ajudar sua empresa a melhorar os processos de sua empresa e alavancar a gestão documental de forma segura e de baixo impacto conheça nossa solução.