Já sabemos que o Brasil é um país muito burocrático, exigindo muitos documentos e normas a serem cumpridas. Porém toda essa burocracia acaba gerando documentações, estas são a prova de que as normas estão sendo cumpridas.

Nas relações de trabalho, os documentos são acordos entre os patrões e seus empregados, garantindo que todos cumpram sua parte.

Ocorre que, muitas vezes, o funcionário demitido sente-se lesado e solicita seus direitos trabalhistas na Justiça do Trabalho, sendo necessária que a empresa comprove que toda esta alegação é injusta, caso não consiga comprovar, sofrerá as penalidades, pagando as indenizações para o ex-funcionário.

A falta de qualquer documento penaliza a empresa, sendo assim, a inclusão de uma gestão eletrônica de documentos ajudará muito em processos trabalhistas, garantindo que todos os documentos, desde a data da admissão até a sua saída, sejam apresentados na justiça caso sejam solicitados.

Grande solução para os processos trabalhistas

Como vimos acima, a grande solução para os processos trabalhistas é uma gestão eletrônica de documentos, pois irá otimizar seus processos de armazenamento de documentos, melhorando a organização do setor de Recursos Humanos.

A busca de documentos também será beneficiada, pois o processo será muito rápido, facilitando a vida de quem precisa coletar documentações para ações trabalhistas, já que muitas vezes é necessário encontrar documentos dos últimos cinco anos dos funcionários na empresa.

 

Mantendo um armazenamento digital do setor de Recursos Humanos

O RH é um dos setores mais importantes para a empresa, sendo considerado por muito o coração da mesma. Lá está o controle de todo o capital humano de uma organização. Sabemos que uma empresa só cresce quando seus funcionários estão todos alinhados e de acordo com seus valores, trabalhando em perfeita harmonia e buscando um resultado em conjunto.

Em relação a parte documental, também cabe ao Recursos Humanos manter esta organização, com o histórico de cada funcionário detalhado e documentado.

gestão eletrônica de documentos irá ajudar neste processo, proporcionando mais facilidades ao setor, garantindo uma organização muito maior e precisa.

Principais documentos solicitados em uma ação trabalhista

Muitos documentos são necessários para garantir que a empresa não sofra prejuízos com resultados de ações trabalhistas injustas, pois qualquer alegação por parte do ex-funcionário deverá ser comprovada pela empresa, caso contrário, ela será penalizada. Por exemplo, se um ex-funcionário alega que fez horas extras sem receber o pagamento, cabe a empresa buscar estes documentos comprovando, ou que foram pagas corretamente ou que não existiram horas extras. Veja os principais documentos.

  • Contrato de trabalho firmado entre empresa e funcionário, incluindo todos seus aditivos, como por exemplo, trocas de turnos, transferências e qualquer alteração de contrato;
  • Ficha de registro de empregado atualizada e assinada por ambas as partes;
  • Documento de termo de rescisão de contrato de trabalho e comprovantes de pagamentos, incluindo fundo de garantia e seguro desemprego;
  • Carta de aviso prévio;
  • Acordos e convenção coletiva de trabalho com o sindicato;
  • Todos os recibos de pagamentos do ex-funcionário, incluindo férias, décimo terceiro e qualquer outro pagamento;
  • Aviso e recibos de férias;
  • Todos os cartões ponto;
  • Todos os atestados médicos e comprovantes para faltas justificadas;
  • Licença maternidade, afastamentos temporários e CAT;
  • Advertências e suspensões;
  • Comprovante da carta registrada no caso de um abandono de emprego;
  • Comprovantes de qualquer outro tipo de desconto.

Com isso, ficou muito claro que a gestão eletrônica de documentos ajuda em processos trabalhistas, pois a empresa, para não sofrer as penalidades, precisa apresentar todos os documentos solicitados, melhorando a sua defesa, passando confiabilidade com a demonstração de sua defesa concisa.

Portanto, se logo no início do trabalho de todos os colaboradores e durante todas suas atualizações, todos os dados e informações forem documentados e registrados também eletronicamente, a empresa se torna forte perante a justiça, sempre garantindo defesas em alegações injustas.

Se você quiser saber como a 2Safe pode ajudar sua empresa a melhorar os processos de sua empresa e alavancar a gestão documental de forma segura e de baixo impacto conheça nossa solução.